11º RetroSC


No dia 13 de maio de 2023, nas dependências do Ginásio de Esportes Escola, da FURB, ocorreu o 11º RetroSC, o primeiro evento do grupo na cidade de Blumenau. Ao longo do dia, mais de 700 pessoas passaram pelo local, tornando assim o maior público até o momento, que tivemos.

Meia tonelada de alimentos foram arrecadados para a creche Lar Betânia, de Blumenau, que atende mais de 250 crianças e adolescentes.

O museu iMuseum, de Blumenau, expôs uma pequena parte de seu acervo de milhares de itens da Apple, divulgando seu trabalho de preservação ao público da cidade.

Lojas diversas estiveram presentes, vendendo consoles, acessórios, jogos, camisetas, canecas, chaveiros, bonés e dezenas de outros itens. Podemos citar: GasperGames, HUD, Space Tech’s, JasNET, Rancho Esplendor, Geração Bit Games, Nostalgia Colecionáveis. Exótica tecnologia, Kanto dos Jogos, Bazar Nerd. A FloripaPlay mostrou os arcades bartop que fabrica. A RetroX Eletronics, levou toda sua linha de cartuchos e CDs repro. A RetroBoy divulgou os seus serviços de manutenção de todos os tipos de portáteis.

Paulo Andrés, da Amaweks, demonstrou seu incrível jogo “Bruxólico”, que tem temática voltada ao folclore catarinense, em especial na obra de Franklin Cascaes.

Diversos colecionadores levaram computadores e consoles para exposição. Podemos citar: Luciano Scharf, Juliano Constantino, Leonardo Roman da Rosa, Eduardo Loos, Felipe Bittencourt Buss, Jader Brito Nunes, Deivid Zanette, Cristiano Kolling, Marcelo Zeferino, Jonathan Weber, Daniel Albuquerque, Denis Leal, Vitor Basso, Roosevelt dos Santos Jr, André Petti, Vitor Chvidchenko, entre outros.

Durante o evento, aconteceu um campeonato de Street Fighter 2 Turbo, vencido por Rogério Marques.

O grupo RetroSC agradece a todos os expositores, lojistas e todos que visitaram o evento.

Agradecemos aos colegas que vieram de longe. Curitiba, Caxias do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, para citar alguns exemplos!

Obrigado aos veículos e profissionais da imprensa, que divulgaram o evento! NSCTV, NDTV, O Município Blumenau, Farol Blumenau, Blog do Jaime, O Blumenauense, Rádio Itaberá-Bandeirantes e outros.

Agradecimentos especiais à FURB, por ter cedido um espaço sensacional! Agradecemos aos professores Marcel e Miguel Alexandre, do curso de Ciências da Computação, por terem acreditado e apoiado o evento.