5º RetroSC

No dia 05 de outubro de 2019, o grupo RetroSC realizou o “5º RetroSC”, na sede da ASSESP/SC (Associação dos Servidores da Segurança Pública de SC), na cidade de Florianópolis. Mais de 200 pessoas, ao longo do dia, entre expositores e visitantes, passaram pelo evento, que nesta edição teve novidades em termos de conveniências para o público, com dois “Food Trucks” e área coberta específica para alimentação.

Como já virou tradição, a edição anual de Floripa, tem expositores e convidados de outros estados. Nesta edição, a More Work Games esteve presente e mostrou ao público seus jogos para Atari 2600, “Rally Racer” e “A New Marauder”. Sr. Carlos Rosley, da Enjoy Joysticks, demonstrou seus produtos, incluindo uma nova versão para consoles Odyssey2.

A revista Clube MSX, vendendo em primeira mão a edição impressa nº6 e a revista Jogos80, com a presença de seu Editor, Marcus Garrett (SP), também marcaram presença. A Editora WarpZone levou todos os seus livros, revistas e obras especiais para o evento.

Na parte comercial, diversos expositores vendendo consoles, jogos e acessórios, como a “Casa do Videogame” (SP), “Sociedade dos Gamers” (SC), “Antiquário Rancho Esplendor” (SC) , “Rudolf’s Game Shop” (PR), “Gasper Games” (PR), além das vendas realizadas pelos colecionadores. A empresa catarinense RetroX Eletronics, expôs e vendeu seus cartuchos repro, de Megadrive e SuperNES. A CriATO divulgou seus trabalhos de artesanato gamer, em madeira e acrílico.

Fábio Michelin (SP), da “Games Care”, demonstrou suas placas e cabos para ligar consoles diversos em sinal de vídeo RGB. O Criador do canal “Cosmic Effect”, o colecionador Eric Fraga, de Salvador/BA, esteve presente e procurou conhecer diversos jogos em computadores pessoais, além de realizar vídeo sobre o evento para seu canal. A vinda de Fábio, Eric e também do colecionador André Gomes (SP), foi possível graças a colaboração de Diego de Oliveira, membro do RetroSC.

Entre os colecionadores e entusiastas que vieram até Santa Catarina prestigiar o evento, estão Ed Peixoto (PR), Ricardo Wilmers (SP), Sebastião Singer (PR), Luciano Cadari (PR), Rafael Rigues (PR) , Robson França (SP), Daniel Ravazzi (SP), Daniel Campos (RJ) e Ronaldo Goulart (RS).

O site Datassette mostrou o seu trabalho de preservação de publicações de informática e games. O VGDB – Video Game Data Base, divulgou o site, que é o maior banco de dados sobre games do Brasil.

A área de consertos ficou por conta de Devid Zanette (Vintage Games) e a dupla George Rudolf Mezzomo/George Paes de Barros. Diversos equipamentos foram restaurados ou tiveram um diagnóstico realizado.

Durante o evento, foram realizados dois campeonatos: pela manhã, um campeonato de Bomberman (SNES), que foi vencido por Renê Medeiros Paz, de São José. No período vespertino, o tão aguardado torneio de Street Fighter 2 (SNES). Marcelo Mota, de Balneário Camboriú, venceu novamente (já havia vencido o primeiro torneio, realizado no 4º RetroSC, em abril). Todos foram premiados com troféus e medalhas.

Luciano Scharf, Eduardo Loos, Leonardo Roman da Rosa, Felipe Bittencourt Buss, Juliano Constantino e Christian Wagner, organizadores do evento, em nome de todos os demais que ajudaram o 5º RetroSC acontecer, agradecem a participação de expositores e visitantes.

Clique aqui para ver as fotos do evento