RetroSC BC 2020

No dia 14 de março de 2020, no campus da Univali Balneário Camboriú, foi realizado o 6º RetroSC.

Mais de 100 pessoas passaram pelo evento ao longo do dia, que contou com uma novidade: a partir desta edição, uma entidade beneficente da cidade-sede será escolhida, para receber doações de alimentos não-perecíveis. Desta vez, a SOS VIDAS BC foi a escolhida, pelo belíssimo trabalho que realizam com moradores de rua da região. Todos os visitantes e expositores colaboraram e fizeram sua doação.

Diversos expositores de vendas estavam presentes, como a “Casa do Videogame”, de São Paulo (SP), a “Mr. Games”, de Piracicaba (SP), a “Gasper Games”, de Curitiba (PR) e vendedores locais.

O evento contou com a presença ‘ilustre’ do paulista Giovani Gandelin, conhecido no meio retro como “Gilão”, do canal “Games que Pariu”. Gilão produziu um vídeo sobre o evento, que pode ser visto em seu canal no Youtube (bem como no canal do RetroSC).

Érico Fritzen, da RetroX Eletronics demonstrou e vendeu seus cartuchos repro, de Megadrive e Super Nintendo. Também demonstrou o primeiro cartucho nacional lançado por eles, como publisher. Trata-se de “Balaio de Jogos”, para Megadrive, que reúne 4 jogos de autores brasileiros. A empresa promete lançar em breve, novos títulos e movimentar a cena independente do país.

Leonardo Roman da Rosa levou seu ZX Spectrum NEXT, recém-chegado da Inglaterra. Uma versão atualizada do super popular microcomputador ZX Spectrum, que foi concretizada via campanha de crowdfunding e teve a participação de brasileiros em sua criação.

Paulo Andrés, demonstrou seu jogo “Devwill Too”, para Megadrive. Em breve estará com novidades, pois está produzindo “Bruxólico”, seu novo jogo independente.

Vinicius Teixeira de Souza expôs os arcades que ele constrói e comercializa.

Outros equipamentos que puderam ser vistos no evento: ODYSSEY nacionalizado pela Planil, Neo Geo, Amiga 1200, Tandy Color Computer 3, Pioneer LaserActive, JVC X’Eye, Bally Professional Arcade, Fairchild Channel F,
Sega WonderMega, Colecovision, Intellivision, PC Engine, Commodore 128, Microdigital TK-85, etc.

O evento contou ainda com um campeonato de Street Fighter 2, desta vez realizado em máquina arcade.

Agradecimentos a toda equipe organizadora. Agradecimentos especiais à Univali – Campus Balneário Camboriú, por ter cedido o espaço para o evento.

Em outubro a gente se vê em Florianópolis !