Sega Saturn – Sem imagem e Regulagem do Laser.

Um estudo sobre dois dos principais problemas do console.

Todos sabemos que devido a idade, nossos equipamentos irão parar de funcionar um dia, fazer a manutenção é algo freqüente, e dependendo do aparelho, os defeitos que podem aparecer são diversos. Este artigo é dedicado ao Sega Saturn e minha experiência em reparo de dois sintomas, o consoles liga, tela preta, acende a luz de POWER e a luz de ACESS fica piscando, e, o mesmo não lê CDs de jogos.

As soluções encontradas  foram baseadas em outras oferecidas em fóruns, vídeos e diversos métodos apresentados, estes que vou mostrar aqui foram os que funcionaram pra mim. Fique ciente de que qualquer procedimento é por sua conta e risco, é necessário um mínimo de conhecimento em eletrônica, caso contrário procure um técnico de confiança e indique este artigo.

A umas duas semanas atrás, conversando com o Felipe Bittencourt Buss, sobre problemas no Saturn, lembrei que tinha duas unidades com esses sintomas, em uma breve pesquisa, uma das soluções era a  mais indicada, recap (troca dos capacitores) total da placa mãe. Mas como moro em uma cidade do interior, e é grande a dificuldade de encontrar peças, sendo a internet a principal (e única) fornecedora, tive que me virar com o que tinha no “estoque”.

MÃOS A OBRA.

Uma das primeiras informações que encontrei, foi sobre a substituição de 3 capacitores (CE20, CE21 e CE22), esses seriam os responsáveis pela falta de imagem :

Os três capacitores defeituosos ficam no meio da placa-mãe, os valores dos mesmos podem ser vistos na foto também.

A diferença de tamanho dos capacitores é grande, aconselho a soldar eles deitados na placa, dependendo do modelo a chapa de metal pode encostar e danificar os componentes.

Saturn montado, imagem perfeita.

COMO NEM TUDO SÃO FLORES…

Depois de tudo montando, outro problema apareceu, o console não lia Cds, nem de música, nem de jogos, a primeira coisa que pensei, foi de trocar os capacitores do drive de Cds, mas a solução foi mais prática e menos invasiva.

Pesquisando em diversos vídeos e páginas sobre como regular o laser do Saturn, encontrei um vídeo que achei ter a informação mais precisa, então vamos aos procedimentos :

Primeiramente, é aconselhado usar um cotonete úmido com álcool isopropílico e passar de leve na lente do leitor, e secar com a outra ponta do cotonete, o mesmo pode estar com manchas de mofo ou poeira.

Para o próxima etapa você vai precisar de um multímetro, onde o mesmo será utilizado para regular a força do leitor.

Na parte de baixo do drive de leitura, localize este ponto, e solde um fio (positivo)

Coloque o Drive no lugar, conecte o fio que você soldou no positivo do multímetro e o negativo (fio preto) em qualquer lugar de metal da carcaça do console, ao ligar o console, este número (2,58) deve aparecer no multímetro (que é a referência do console em repouso, sem ler CDs).

DICA : Dependendo do modelo do seu Saturn, existe um interruptor que faz com que o console inicie a leitura do CDs, podem ver na foto que um grampo de madeira foi usado para acionar esse sensor, quando acionado o disco gira e a voltagem muda no visor do multímetro.

Podem ver na foto os dois fios do multímetro realizando a leitura (fio ligado a ponteira vermelha/positivo do multímetro, e a ponteira preta/negativa presa à carcaça metálica do drive). Também é possível ver a posição do seletor no multímetro em “20 V ~”.

REGULANDO O LEITOR.

A regulagem ocorre utilizando uma chave philips e alterando o valor do trimpot indicado na foto (ele é de plástico na cor laranja neste modelo de Saturn).

Gire o trimpot, ligue o console e faça a leitura no multímetro

Para consoles com leitor em bom estado, originais (sem modchip), o valor a ser regulado deve ser em torno de 3,14 V.

Para consoles com leitor “fraco” que já foram desbloqueados, que utilizavam CDr, o valor aproximado deve ser de 3,32 V.

Para referência, existem 3 trimpots ao lado da placa de drive que devem estar nesta posição :

Com essas alterações, seu Saturno já terá imagem novamente e estará lendo Cds normalmente, como o console é antigo, o fato de não ler CDs pode ser por causa de oxidação nos trimpots, e essa regulagem pode ajudar a resolver o problema, se você chegou até aqui, espero que este artigo tenha sido de grande ajuda, na solução destes dois problemas comuns nos Saturns. Se ele foi útil, indique ele para seus amigos. Obrigado.

Bônus : Aproveite que você já pegou prática no multímetro, e meça os pinos da fonte, que devem aparecer no visor do multímetro, igual ao que está escrito na placa. Fonte também é um problema comum nos Saturns.

Em alguns modelos, o pino +3v pode ser 5V, seguir o que está escrito em branco na placa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *